Ganho de massa muscular

ganho massa muscular rauen

Os músculos realizam muitas funções importantes para o desempenho eficiente do corpo humano. As três funções que se relacionam especificamente com o movimento humano são: contribuir para a produção do movimento, manutenção da postura e posicionamento corporal e assistência na estabilidade das articulações.

Além disso, segundo Hamill e Knutzen (1999), o sistema muscular proporciona outras funções que não se relacionam ao movimento especificamente e podem ser citadas como, por exemplo: os músculos suportam e protegem os órgãos viscerais e os tecidos internos de lesão; a tensão no tecido muscular pode alterar e controlar pressões dentro das cavidades; o músculo também contribui para a manutenção da temperatura muscular pela produção de calor; e os músculos controlam as entradas e saídas do corpo pelo controle voluntário da deglutição, defecação e eliminação da urina.

O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano.

Juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa.

Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar.

Uma das principais propriedades dos músculos é a capacidade de se contrair; a contratilidade; é ela que torna possíveis os movimentos.